GRM foi acionado por volta das 15h do dia 01/07/2017, para resgatar um dos participantes de um grupo que estava fazendo trilhas na região do Alto Quiriri, e teve problemas médicos (vítima faz uso de medicação controlada).
O participante da atividade foi levado até uma propriedade particular no Alto Quiriri, para ficar aguardando o resgate. Uma equipe do GRM em conjunto com o Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville (CBVJ) foram até o local, que exige um deslocamento de carro de pelo menos cerca de 3 horas para chegar ao local.
A Técnica de Enfermagem do GRM (Adrea Roik) fez a avaliação da vítima com apoio de regulação médica do SAMU feita remotamente via rádios do GRM (Equipe de COMUNICAÇÃO), que então foi colocada na viatura e levado para Joinville (duas viaturas participaram do resgate, uma do CBVJ e outra de um membro do GRM).
Durante o trajeto, a vítima alegou que não precisava ir para o hospital, e assinou termo de recusa de atendimento, dizendo que ia voltar para Blumenau com os demais amigos que estavam fazendo a mesma atividade.
Foram dois acionamentos do GRM no mesmo dia, mas o GRM conseguiu mobilizar equipes diferentes para a realização destes dois resgates.