Acesso restrito

Notícias

06/01/2023

Cuidados nas Cachoeiras

Nada mais que uma foto tirada pela própria pessoa, a selfie tornou-se um comportamento bastante popular em todo o mundo, um reflexo da necessidade de aprovação e aceitação social, conexão com o próximo, atenção e status.

Se as imagens hoje têm um alto poder de influência e captação da atenção, imagine então o impacto de uma foto em locais arriscados.
Dentre as principais causas da morte por selfie, em primeiro lugar estão as quedas em cataratas e cachoeiras, precipícios.
Todos resultados de uma confiança excessiva e certeza de que nada mais acontecerá do que uma perfeita selfie.

Queremos que você aproveite e se aventure nos rios ou em quaisquer cachoeiras com muita segurança. Por isso, passamos agora ALGUMAS DICAS para que você aproveite sem colocar sua vida em risco:

1 – Não use chinelos de dedo
Confortáveis, os chinelos de dedo são a primeira opção quando se trata de caminhadas.Há dois pequenos problemas quanto a esse calçado:

-Se você entrar na água com ele, a correnteza pode levar e você ficar sem ele.
-Por serem escorregadios, podem fazer você cair ou mesmo podem ficar presos na lama.
Uma boa solução nesse caso seria levar uma sapatilha emborrachada (para rios e cachoeiras). Trata-se de calçados com solado próprio para água.

Caso contrário, vá de tênis e os calce depois de ter secado seus pés.

2 – Cuidado com as brincadeiras
“Brincadeira tem hora”. Todo mundo já ouviu esse ditado e, em se tratando de cachoeira, é bom levar a sério. Empurrar, dar tombo em colegas pode ser algo legal para você, mas evite. Certas quedas podem ter consequências fatais.

Brinque com responsabilidade.

3 – Não consuma bebidas alcoólicas
Os cuidados em cachoeiras também englobam o antes de entrar nelas. Mortes em rios e cachoeiras devido a embriaguez são algo recorrente. Ao sair para fazer sua trilha, seja de carro, seja de moto, seja a pé, não faça uso de bebidas alcoólicas ou de entorpecentes. Você precisa de sua razão, de seu juízo perfeito para tomar decisões acertadas.

4 – Evite cachoeiras em dias chuvosos

Ter cuidado com a natureza é algo de que todos precisamos. Mantê-la bem preservada é essencial para nossa vida; porém, precisamos tomar cuidado com ela. Os cuidados e cachoeiras também são importantes na hora de se planejar a ida.
Quem vai a cachoeiras em dias chuvosos, corre três sérios riscos:
-Trilhar um caminho mais lamacento, podendo escorregar e sofrer um acidente;
- Ter sua visibilidade prejudicada devido a possíveis neblinas;
poder ser levado por uma tromba d’água. Não corra esse risco em vão.

5 – Respeite a sinalização do local.
Não tome banho em locais proibidos ou mais perigosos. Os avisos são para preservar a sua vida.Fique atento!

6 – Atenção na hora de mergulhar

Fique atento aos obstáculos naturais. Os cuidados em cachoeiras englobam esse tipo de atenção. Alguns poços costumam ter obstáculos mais discretos e que muitas vezes não são vistos.
Mesmo que conheça o local há anos, as águas se movimentam com frequência, trocando pedras de lugar e abrindo buracos em pontos que não existiam. Isso além de trazer outros entulhos desconhecidos para a água, causando não só afogamentos, como acidentes graves. Entre na água com cautela.

7 – Cuidado com os obstáculos naturais
Chegar a uma cachoeira nem sempre é fácil. Muitas vezes existem obstáculos naturais que tornam o caminho difícil de se atravessar.
Nas áreas mais difíceis de atravessar, faça o simples. Não arrisque pulos e se possível, caminhe usando as mãos também. Tropeços, tombos e machucados podem ser evitados se você optar por caminhar de forma segura.
Ao se chegar ao poço ou mesmo a uma parte da cachoeira, fique atento. Rochas e raízes são arrastadas pelas correntes e ficam no fundo do rio, podendo atrapalhar o trajeto dos mais desatentos. Antes de dar um passo, teste se está seguro antes de colocar seu peso todo sobre o apoio, seja uma pedra, um tronco ou um galho.

8 – Verifique a temperatura da água
Muitas vezes, ao entrar em um poço, o banhista se joga totalmente na água. Não faça isso. Verifique primeiro a temperatura. Quando ela for gelada demais, opte por entrar aos poucos. Saiba que a diferença de temperatura entre a água e o seu corpo pode provocar cãibras em seus músculos.
E o pior: se você estiver com cãibras em um poço profundo, pode correr o risco de se afogar.

9 – Conheça a região
Os cuidados em cachoeiras devem ser pensados até mesmo antes de ir até elas. Visitar uma cachoeira é algo que deve ser bem planejado. Antes de ir a uma, saiba se ela é adequada para banhos, se é possível de ser acessada sozinha ou se necessita de guia.
Se você não conhece a região para onde vai, leve alguém que já conheça ou procure um guia para ajudá-lo. Assim você pode aproveitar melhor seu passeio.

Apoiadores

  • Senac logo
  • Bornier logo
  • Craje logo
  • Deuter logo
  • Medical Associates logo
  • Expoville logo
  • Marumby Montanhismo logo
  • Jurapê Aventura logo

Desenvolvido por BetaG Soluções