GRM foi acionado domingo (12/03/2017), por volta das 13h, para realizar Operação de Busca e Salvamento de duas pessoas que estavam perdidas na região do Conjunto Jurapê (montanha localizada em Joinville/SC).
Duas amigas iniciaram a subida,mas desorientadas, pegaram uma trilha secundária pouco usada, percorrendo trecho de mata fechada, quando então se deram conta de que estavam perdidas.
Conseguiram fazer algumas ligações telefônicas, e avisar parentes, e passar algumas informações de onde estariam.
Depois não foi mais possível o contato.
A equipe ADMINISTRATIVA iniciou a organização das primeiras equipes.
As equipes do GRM chegaram ao QTH (local das buscas), montaram o sistema de COMUNICAÇÃO, e as equipes Operacionais começaram as buscas por volta das 15h, depois de terem sido traçadas as estratégias da operação.
Durante o vaculhamento da área (na região localizada entre o Cume Central e o Cume Principal), foram encontrados rastros (vestígios) de pessoas que teriam passado pelo local recentemente, em uma trilha pouco usada. As equipes seguiram os rastros (rastreamento), e foram apitando. Depois de algum tempo percorrendo esta trilha, ouviram as vítimas pedindo socorro.
A chuva e forte vento, dificultavam ouvir os pedidos de socorro, e também a direção de onde vinham. Mas as equipes conseguiram chegar até as vítimas e prestaram o primeiro atendimento, inclusive fornecendo casacos (capas de chuva). A região era de mata fechada, em encosta montanhosa, dificultando a progressão.
Como as vítimas estavam debilitadas, e com escoriações e machucados, a equipe Operacional que estava na montanha solicitou o apoio da equipe especializada em Primeiros Socorros (APH), que já estava na base da montanha, aguardando autorização para subir. A equipe de APH subiu correndo para chegar o mais rapidamente possível, e prestar apoio.
Foi então reiniciada a descida, que foi lenta, por causa do terreno encharcado (mesmo a chuva tendo parado), e as condições debilitadas das vítimas.
A missão acabou por volta das 3h da madrugada de segunda-feira, com todos chegando em segurança ao local onde estava os carros. Totalizando cerca de 12h de missão (tempo bastante curto, considerando as dificuldades da missão).
A equipe de COMUNICAÇÃO ainda teve que remover a VTR na qual está instalado um sistema de comunicação para ampliar a capacidade de comunicação.
Felizmente tudo deu certo, e por volta das 3h30min da madrugada iniciaram a volta para casa.